1. Os motivos aceitos para uma solicitação de troca ou devolução são:

  • Produto com defeito - quando é constatado um defeito no produto dentro de 7 dias corridos a contar do recebimento.
  • Produto danificado no transporte - quando ao receber é visível que o produto foi danificado no transporte.
  • Arrependimento - quando após a compra o cliente reflete sobre a mesma e decide desfazer o negócio dentro de 7 dias a partir da data da Nota Fiscal.
  • Produto diferente do solicitado - quando é enviado por engano um produto diferente do que o solicitado;
  • Garantia - quando um produto apresenta defeito dentro do prazo de cobertura da garantia (1 ano).


Quando surgir a necessidade de trocar ou devolver um produto o cliente deverá enviar sua solicitação via e-mail [email protected] ou WhatsApp (47) 99694.9508, se identificando através do nome completo, CPF e número da Nota Fiscal. Toda solicitação é analisada por uma equipe especializada que poderá solicitar mais informações.

2. Troca de produtos com defeito

  • A ForFish efetuará a troca do(s) produto(s) adquirido(s) por seus clientes, de acordo com o previsto no Código de Defesa do Consumidor.
  • Na hipótese de constatação de vício ou defeito, o cliente deverá nos comunicar e seguir as instruções recebidas para que o pedido de troca seja analisado e processado.
  • O prazo para solicitação de troca/devolução de um item com defeito é de até 7 (sete) dias corridos, contando da data do recebimento do produto. Após esse período, o cliente deverá procurar informações sobre Garantia do produto no item 5.
  • Após análise e autorização da solicitação, será enviado ao cliente, via e-mail, as informações de logística reversa assim como demais instruções para realizar o envio do produto. O cliente terá o prazo de 10 dias corridos para seguir as orientações e realizar a postagem. A logística reversa será realizada através de transportadora conveniada. Caso o produto seja devolvido fora da logística reversa encaminhada pela empresa, o valor do frete custeado pelo cliente não será ressarcido.
  • As condições abaixo precisam ser cautelosamente cumpridas para que o retorno do produto seja aceito:
    • Não conter marcas de uso e/ou instalação e não ter sido instalado;
    • Não pode ter sido modificado ou passado por tentativa de conserto;
    • Possuir todos os itens, acessórios originais e manual de instruções;
    • Perfeitamente acondicionado na caixa original, sem rasgos ou danos na embalagem;
    • Acompanhado da Nota Fiscal de Devolução enviada pela ForFish (DANFE);
    • Embalar o produto adequadamente, protegendo o produto e a embalagem contra possíveis danos no transporte.
  • Os produtos remetidos para análise serão vistoriados com o objetivo de confirmar as informações fornecidas pelo cliente acerca dos defeitos e também se as condições aqui descritas foram cumpridas. Caso o produto ou as condições de envio não cumpram com as condições da política de troca e devolução o produto será remetido novamente ao cliente juntamente com um laudo informando os motivos da recusa.
  • Constatado o defeito no produto, o Cliente poderá optar pela substituição do item danificado ou a restituição do valor total pago conforme estabelecido no item 6.
  • Caso o produto a ser trocado não esteja mais disponível, o Cliente poderá optar pela:
    • Vale compras para utilização em uma próxima compra, incluindo o valor do frete, caso tenha sido cobrado;
    • Troca por outro produto disponível na Loja ForFish, do mesmo valor do produto adquirido, incluindo o frete, caso tenha sido cobrado;
    • Restituição do valor do produto, incluindo o valor pago pelo frete, respeitando o estabelecido no item 6.
  • Observando-se o prazo para solicitação de troca/devolução de itens com defeito, os custos para devolução e reenvio são pagos pela ForFish.


3. Troca de produtos danificados no transporte

  • Caso seja identificado o dano ao produto causado pelo transportador no momento da entrega, o consumidor deverá recusar a entrega e comunicar a ForFish de imediato.
  • Caso identificado dano ao produto causado pelo transportador após o recebimento, o prazo para solicitação de troca/devolução é de até 3 (três) dias corridos, contando da data do recebimento do produto. Após esse período, a ForFish não se responsabiliza por danos no produto.
  • Após análise e autorização da solicitação de retorno, será enviado ao cliente, via e-mail, as informações de logística reversa assim como demais instruções para realizar o envio do produto. O cliente terá o prazo de 10 dias corridos para seguir as orientações e realizar a postagem. A logística reversa será realizada através de transportadora conveniada. Caso o produto seja devolvido fora da logística reversa encaminhada pela empresa, o valor do frete custeado pelo cliente não será ressarcido.
  • As condições abaixo precisam ser cautelosamente cumpridas para que o retorno do produto seja aceito:
    • Não conter marcas de uso e/ou instalação;
    • Não pode ter sido modificado ou passado por tentativa de conserto;
    • Possuir todos os itens, acessórios originais e manual de instruções;
    • Perfeitamente acondicionado na caixa original, sem rasgos ou danos na embalagem;
    • Acompanhado da 1ª via da nota fiscal (DANFE);
    • Embalar o produto adequadamente, protegendo o produto e a embalagem contra possíveis danos no transporte.
  • Os produtos remetidos para análise serão vistoriados com o objetivo de confirmar as informações fornecidas pelo cliente acerca dos danos causados no transporte e também se as condições descritas no item 3 foram cumpridas. Caso o produto ou as condições de envio não cumpram com as condições da política de troca e devolução o produto será remetido novamente ao cliente juntamente com um laudo informando os motivos da recusa.
  • Constatado o dano no produto, o cliente poderá optar pela substituição do item danificado ou a restituição do valor total pago conforme estabelecido no item 6.
  • Caso o produto a ser trocado não esteja mais disponível, o Cliente poderá optar pela:
    • Vale compras para utilização em uma próxima compra, incluindo o valor do frete, caso tenha sido cobrado;
    • Troca por outro produto disponível na Loja ForFish, do mesmo valor do produto adquirido, incluindo o frete, caso tenha sido cobrado;
    • Restituição do valor do produto, incluindo o valor pago pelo frete, respeitando o estabelecido no item 6.
  • Observando-se o prazo para solicitação de troca/devolução de itens com defeito, os custos para devolução e reenvio são pagos pela ForFish.


4. Arrependimento da compra, recebimento de produto diferente do solicitado ou incompatível com o aquário

  • Caso o cliente se arrependa de uma compra efetuada, ou o produto recebido seja diferente do solicitado ou seja incompatível com o aquário, poderá exercer seu direito de desistência/devolução/troca ao manifestar seu interesse no prazo de 7 dias que atendem ao disposto no CDC.
  • Após análise e autorização da solicitação de retorno, será enviado ao cliente, via e-mail, as informações de logística reversa assim como demais instruções para realizar o envio do produto. O cliente terá o prazo de 10 dias corridos para seguir as orientações e realizar a postagem. A logística reversa será realizada através de transportadora conveniada. Caso o produto seja devolvido fora da logística reversa encaminhada pela empresa, o valor do frete custeado pelo cliente não será ressarcido.
  • As condições abaixo precisam ser cautelosamente cumpridas para que o retorno do produto seja aceito:
    • Não conter marcas de uso e/ou instalação;
    • Não pode ter sido modificado ou passado por tentativa de conserto;
    • Possuir todos os itens, acessórios originais e manual de instruções;
    • Perfeitamente acondicionado na caixa original, sem rasgos ou danos na embalagem;
    • Acompanhado da 1ª via da nota fiscal (DANFE);
    • Embalar o produto adequadamente, protegendo o produto e a embalagem contra possíveis danos no transporte.
  • O pedido de troca/devolução passará por uma avaliação para verificar se houve utilização do produto ou sua destruição, ainda que parcial, o que invalida a possibilidade de devolução. Também será avaliado se as condições descritas foram cumpridas. Caso o produto ou as condições de envio não cumpram com as condições da política de troca e devolução o produto será remetido novamente ao cliente juntamente com um laudo informando os motivos da recusa.
  • Para as solicitações realizadas dentro dos 7 primeiros dias, o cliente poderá optar por receber um vale-compras no valor total pago ou a restituição do valor pago conforme estabelecido no item 6, incluindo os custos com frete.


5. Garantia

  • Produtos cobertos por garantia que apresentarem defeito deverão ser encaminhados à assistência técnica da ForFish.
  • Em casos de o produto ter sido adquirido em lojas físicas (revenda), o lojista irá auxiliar o cliente a efetivar o contato com a ForFish.


6. Condições Gerais

  • Para os casos em que ocorrerá a restituição do valor pago, a ForFish adotará as providências e os valores serão restituídos ao cliente de acordo com o meio de pagamento utilizado para realização da compra: sendo (i) depósito em conta corrente, no prazo de até 10 (dez) dias úteis, ou (ii) acionamento da administradora de cartão de crédito, no prazo de até 5 (cinco) dias úteis, para que ela comunique a instituição financeira responsável pelo crédito (estorno) que poderá ocorrer em até duas faturas subsequentes, conforme a data de fechamento da fatura de cartão de crédito.
  • Os prazos para restituição só serão computados a partir da devolução do(s) produto(s) na unidade central da ForFish.
  • Nos casos de troca, substituição ou reenvio de qualquer item que não esteja mais disponível, o cliente deverá optar entre:
    • Vale compras para utilização em uma próxima compra, incluindo o valor do frete, caso tenha sido cobrado;
    • Troca por outro produto disponível na Loja ForFish, do mesmo valor do produto adquirido, incluindo o frete, caso tenha sido cobrado;
    • Restituição do valor do produto, incluindo o valor pago pelo frete.
  • Produtos em Promoção ou Produtos em Queima de Estoque que apresentarem defeito ou não puderem ser enviados por problemas de disponibilidade, a loja reserva-se no direito de reembolsar o cliente no valor pago pelo produto, não tendo a obrigação de repor o produto.

Para mais informações sobre o Código de Defesa do Consumidor, clique aqui.